Como Lavar e Cuidar da Lingerie, para que ela dure mais tempo.

A forma como cuidamos e lavamos nossa lingerie determina seu tempo de vida. Nem sempre o desgaste de uma peça está associado à baixa qualidade do tecido ou ao acabamento ruim no momento da sua confecção. 

A lingerie no geral é uma peça delicada e precisa de alguns cuidados, principalmente as lingeries sofisticadas que usamos em nossos momentos especiais. 

No post de hoje vou falar sobre como conservar e cuidar melhor da sua peça. Afinal, você não quer que aquela linda calcinha fio dental com pingente ou aquele conjunto de lingerie sofisticado que você comprou para impressionar seu amor, fique manchado ou descosture na primeira lavagem. Então continue lendo, pois tenho certeza que você vai adorar este post.

Calcinhas para Momentos Especiais.

Tipos de Lingerie

Toda mulher possui dois tipos de lingerie em suas gavetas. São elas:

Lingerie para o Dia a dia: em sua maioria confeccionadas em algodão ou microfibra, essas por sua vez, possuem modelagem mais básica e poucos detalhes. O que não significa que não precisem de cuidados.

Conjunto Lingerie em Microfibra com Estampa Floral 3D_01

Conjunto Básico em Microfibra Estampa Floral

Lingeries Especiais: são as lingeries sofisticadas, cheias de detalhes e confeccionadas em tecidos finos como o Tule e a Renda. Essas lingerie são utilizadas na maioria das vezes em momentos íntimos e especiais. Se as peças íntimas para o dia a dia precisam de cuidados, os modelos sofisticados precisam ainda mais.

944924_504877199696063_7090271196199529691_n

O Conjunto da foto é Confeccionado em Renda Francesa com Alça em Joia. Você encontra ele na loja Swany’s Lingerie.

Agora que você conhece a diferença entre lingerie básica e sofisticada, aprenda como cuidar de cada uma delas. Vou responder algumas dúvidas comuns.

Posso lavar lingerie na máquina?

Não! Até hoje, não conheço uma lingerie que especifique em sua etiqueta que podemos lavar à máquina.

1º: Você não vai encher a máquina para lavar somente calcinhas, até porque teria que juntar um bom volume de peças sujas, o que não é nada legal.  Se for sutiã então nem pensar, pois vai deformar o bojo e arrancar o aro fora se tiver.

2º: Ao colocar sua calcinha ou sutiã na máquina, junto com outras roupas de tecidos diferentes, o atrito com essas peças vai danificar a sua lingerie, a pressão que a máquina de lavar faz para limpar as peças é muito forte e os tecidos podem não suportar. Esse processo vai diminuir o tempo de vida da sua lingerie.

Então fica a dica: Toda lingerie deve ser lavada à mão.

lavagem à mão.jpg

Estou com pressa, posso centrifugar o sutiã na máquina e por para secar ao sol?

Não! A centrífuga da máquina de lavar irá deformar o bojo, além do risco de arrancar o aro fora. O sol irá ressecar as fibras de elástico do tecido, ocasionando o rompimento dos fios, queimando as cores e deixando a peça com aspecto de velho antes do tempo. O ideal é ter mais de um sutiã do mesmo modelo, até porque o sutiã deve ser lavado após três vezes de uso, para eliminar odores de suor e bactérias.

Após lavar o sutiã à mão você deve secar o sutiã com bojo à sombra, em local ventilado e pendurar pela lateral. E o mais importante não torça ou esprema.

Como pendurar sutiã no varal.jpg

Você conhece o seu sutiã?

Posso lavar todas as peças de lingerie juntas?

A não ser que você queira que uma calcinha preta manche todas as outras calcinhas de cores claras, sim. Caso contrário, não!

Não podemos lavar todas as lingeries juntas, pois alguns tecidos largam tinta. Por esse motivo, também é importante saber que não podemos deixar as peças de molho. O ideal é lavar separadamente, à mão e com sabão neutro. Mas, se por algum motivo for necessário deixar de molho para remover alguma sujeira ou mancha, é recomendado que as peças sejam separadas por cores. Evite também o excesso de sabão em pó e não utilize alvejantes.

Existem produtos específicos para lavar roupas íntimas.

Sabonete para lavar calcinha e lingerie.jpg

Os sutiãs precisam ser lavados separadamente. Os que possuem bojo o ideal é lavar a parte interna com uma esponja macia, para remover os odores de suor e resíduos de gordura eliminados pelo corpo.

Observação: Quando for deixar sua lingerie de molho não ultrapasse mais que 30 minutos. Quando for estender sua calcinha no varal, pendure pela lateral, dessa forma o fundo secará mais rápido.

Calcinha pendurada no varal.jpg

Como Lavar Lingerie com Joia?

Outro ponto de atenção que você deve ter com suas lingeries são: os detalhes e acessórios. Algumas peças de lingeries sofisticadas possuem joias e pingentes. Esses detalhes algumas vezes precisam ser removidos da peça antes da lavagem para não escurecer. Observe se os pingentes aplicados na calcinha e no sutiã são removíveis, se não forem, significa que podem ser lavados sem risco de escurecimento.

Os acessórios ou pingentes mais indicados para aplicação em peças íntimas são os confeccionados em metal Zamak (uma liga metálica composta por metais não ferrosos, o que evita a oxidação da peça) com ou sem banho à ouro 24k.

Os acessórios em metal Zamak agregam mais valor a lingerie devido a sua durabilidade. Ainda assim é necessário tomar alguns cuidados extras, não deixe as peças com pingentes de molho, pois o produto utilizado para lavar e o tempo imerso em água pode gerar alterações de cor e diminuir a durabilidade do pingente.

CALCINHA FIO DENTAL PLAYBOY COM PINGENTE (3).png

Exemplos de Calcinhas com Pingente:

 

 

Calcinha Fio Dental Cristal
Calcinha Fio Dental com Pingente Cristal

Para comprar esta calcinha clique aqui. 

Calcinha Fio Dental Fiance com Broche.png
Calcinha Fio Dental com Broche Fiance

Compre esta calcinha na loja Swany’s Lingerie.

Dica: Sempre que for comprar peças com pingentes ou joias, consulte o vendedor ou a marca para se certificar sobre a melhor forma de lavar e conservar  as lingeries mais sofisticadas. 

Tipos de Calcinha Fio Dental.

Separei um vídeo mostrando como lavar lingerie.

Posso lavar calcinha no chuveiro?

Sim e não! 

Se a água do chuveiro estiver fria sim, caso contrário não. Como os tecidos de lingerie em sua maioria possuem elasticidade, a água quente acabam danificando as fibras elásticas. 

O que significam aquelas imagens das etiquetas de lingerie?

Você já dever ter olhado para a etiqueta da sua lingerie e visto algumas imagens estampadas nela indicando as instruções de lavagem e algumas vezes ficou sem saber o significado de cada uma delas.

As etiquetas de lingerie acompanham os seguintes ícones na maioria das vezes:

Esses ícones podem variar de acordo com o tecido de cada modelo.

Abaixo vou listar o significado de cada um deles, para facilitar a sua vida na hora da lavagem.

Estes são os principais ícones encontrados em uma etiqueta de lingerie, pode ocorrer de algumas etiquetas conter mais de seis imagens. Por este motivo vou deixar mais significados do dicionário de instruções de lavagem, para você consultar e cuidar melhor da sua lingerie.

Legenda de etiquetas de lavanderia.jpg

 

 

Guarde sua Lingerie de forma correta.

É importante que você tenha uma gaveta ou um local para guardar somente lingerie.

As calcinhas são mais fáceis de guardar, pois podem ser dobradas e ocupam pouco espaço. O ideal é guardar as peças dobradas em divisórias específicas para calcinhas.

Divisória organizadora de gaveta para calcinha.jpg

Caso não possua essas divisórias, você pode dobrar suas calcinhas e organizar dentro da própria gaveta ou dentro de um saco para calcinhas. Se puder separar por modelo e cor, melhor ainda. 

Saco organizador Eu Amo Lingerie Calcinhas.jpg

Veja como guardar sutiãs:

Se for sem bojo você pode dobrar e guardar numa boa em qualquer cantinho da gaveta. Já os com bojo, não podem ser dobrados, devem ser guardados abertos na gaveta ou pendurados em cabides, se dobrar o bojo ele ficará deformado.

gaveta de sutiãs.JPG

É possível encontrar em algumas lojas divisórias organizadoras de gavetas para sutiãs e também estojos porta sutiãs. 

Espero que tenha gostados das dicas e que elas te ajudem a conservar suas roupas íntimas da melhor maneira possível. 

Deixe um comentário falando o que achou do post. 

Compartilhe para que outras amantes de moda íntima possam ficar atentas a estas dicas.

Um beijo e até o próximo post! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: